7 verdades sobre o Puerpério
- marianadiasmatias
- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Se tem um assunto que me atrai é o puerpério. O pós parto é a fase mais intensa da maternidade: com ele a recém mãe e o recém nascido se conhecem e se adaptam, numa fase cheia de altos e baixos.
O que é puerpério?
O puerpério é a fase em que o corpo da mãe tanto físico quanto emocional se ajustam ao pós-parto. Existe o puerpério físico e o emocional e cada organismo tem sua reação única com essa fase.

7 verdades sobre o Puerpério:
Essas verdades não estão em qualquer lugar: são fruto do que vivi no meu pós-parto e do que estudei como doula e consultora de amamentação. O pior de tudo é que todas sentem mas elas não são sempre ditas! Por isso, sugiro levar essa informação pra puérpera ou gestante que você conhece. Espero poder dar alguma luz!
- Não dura só 40 dias. Pode durar 1 mês, 6 meses, 1 ano ou mais.
- O choro faz parte. A gente chora porque sente sono, cansaço, dor, tristeza, alegria e porque o amor pelo bebê é grande demais.
- Puerpério tem tristeza. E não tem nada a ver com o seu bebê. Por mais amor que você sinta por ele, você sente saudades também. Saudade de quem? De você, antes de ser mãe.
- Puerpério é luto. A mulher que você era não existe mais. Ela se tornou mãe agora. Você continua tendo outros papéis, mas no puerpério eles ficam um pouco deixados de lado.
- Não se cobre pra 'voltar'. Seja o corpo, seja a cabeça. Se permita entender primeiro quem é você agora. Nós às vezes nos olhamos no espelho e não reconhecemos quem vemos. Só quem já viveu um puerpério sabe do que estou falando.
- As pessoas não sabem lidar com puérperas.
- Puerpério é a gente descobrindo quem é depois da maternidade. É mudança atrás de mudança. Mudar da medo. Mas mudar não precisa ser necessariamente ruim.
Uma nova mulher
No puerpério você vai conhecer a mulher que nasceu após se tornar mãe e aos poucos vai se apaixonar por ela. Ela é forte, ela está fazendo seu melhor e ela ama seu bebê. A tristeza vem às vezes e o choro também. Mas eles não definem você como mãe.
Respire fundo, chore quando quiser... Mas lembre que o puerpério é passageiro. É como uma neblina... E depois da neblina, sempre brilha o sol.
♥️
Importante: Se o choro é constante e frequente, se estiver pesado demais, peça ajuda. Um acompanhamento com um profissional podem te ajudar, através de terapia ou outras técnicas.
Maravilhosa!