Parir no Brasil - como realmente é
- marianadiasmatias
- 25 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Para quem pretende ter parto normal, para quem não pensou nisso, para quem está com medo e prefere cesárea: esse texto é para você, gestante, não importa a sua preferência.
Desinformação no parto normal
Na rede privada, o Brasil tem uma taxa de mais de 80% de cesáreas. Muitas realizadas fora de trabalho de parto através de agendamentos prévios, algo que conhecidamente traz riscos e consequências para a dupla mãe-bebê.
Muitas mulheres já engravidam com o senso comum de que não conseguem ter um parto normal ou tem medo do parto normal. A verdade é que a cesárea também traz riscos - muitos maiores que o parto normal e que não costumam ser discutidos com a mulher. Por isso, se você já decidiu pela cesárea, volte duas casas e pesquise todas as informações para ver se realmente essa é sua decisão.
Minha luta diária pela informação
O meu cotidiano é uma luta. É uma luta com os mitos e medos que são difundidos e estão dentro de nós desde sempre, porque não é de hoje que se opera em escala e que tentam nos fazer desacreditar de nós e de nossos corpos. Quantas vezes não ouvimos que não teve passagem, que o bebê nasceu roxo, que o pior aconteceu pois demoraram a tirar o bebê.
Histórias trágicas também acontecem nas cesáreas - a diferença é que aqui não colocam a culpa na cirurgia em si, mas é sempre uma fatalidade. Ora, se o parto normal é o grande vilão dos nascimentos, porque na cesárea também temos tantos casos de UTI, hemorragias, entre outros?
Parir no Brasil não é fácil
No pré natal tradicional, não se discute sobre parto com a mulher.
"Ainda é cedo para falar sobre isso / Vamos ver no final se você poderá ter parto normal...". Os médicos não querem ou não sabem informar sobre as fases do parto, as sensações, os procedimentos necessários e os desnecessários, não se fala sobre violência obstétrica.
São tantos desafios!
Vale a pena?
Não é passeio no parque conseguir parir aqui, gente. É luta atrás de luta.
Mas eu sempre falo que o seu parto só vai acontecer uma vez, o seu bebê só nascerá uma vez.
Então vale a pena sim lutar.
Vale a pena sim ler, estudar, se dedicar e investir numa equipe se possível. Fazer aquilo que estiver ao seu alcance, dentro das suas possibilidades, para viver o seu parto.
Como se preparar para o parto normal
🌟 Tenha uma doula se possível;
🌟 Leia! Estude o máximo que conseguir;
🌟 Pesquise as taxas e protocolos das Maternidades;
🌟 Converse com a assistência sobre parto desde a primeira consulta. Foge do assunto ou diz que é mto cedo? Fique de olho...
🌟 Faça o plano de parto! É seu direito!
🌟 Pesquise as fases do parto. Internações precoces podem fazer aumentar o número de intervenções desnecessárias.
🌟 Leia o livro Parto Ativo!
🌟 Contrate uma equipe Humanizada se estiver ao seu alcance.
🌟 Maratone meu site e meu instagram - feito com todo carinho e tem informações valiosas!
Vamos juntas???
Mmanda pra uma gestante!
Comments